RSS
 

ACNE

Se você é um adolescente e sofre com a acne , certamente você não esta sozinho. Estima-se que cerca de 90% dos adolescentes possuem acne.  Segundo recente estudo da Sociedade Brasileira de dermatologia, a acne é uma das maiores preocupações dos adolescentes na atualidade. A Acne, pode provocar sérios problemas na auto estima, principalmente nessa fase de grandes transformacoes que e a adolescência, levando ao isolamento social e traumas psicológicos.

Parece injusto não é? Justo quando você esta crescendo e passa a ter idéias sobre exatamente que esta por trás do seu rosto no espelho, você passa a visualizar uma face repleta de espinhas e cravos de acne. Tal fato pode levar a um grave quadro de depressão e parece que a única alternativa do paciente com acne é a de se conformar com a situação… Felizmente isso mudou, e muito! Hoje, sabemos mais sobre o surgimento da acne do que nunca, e da mesma forma, o tratamento da acne sofreu uma grande evolução.  Se corretamente tratada e acompanhada pelo dermatologista durante a adolescência, o paciente pode obter uma cura eficaz que o livre de forma definitiva desse incomodo problema.

O que é a Acne ?

A acne juvenil é uma doença do folículo pilo-sebáceo , que é uma unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea anexa. A acne aparece na puberdade em praticamente todos os adolescentes de ambos os sexos devido à presença dos hormônios sexuais ( principalmente os hormônios masculinos, androgênios ) .

Por que a Acne afeta principalmente adolescentes ?

Na puberdade, o corpo passa a produzir hormônios chamados androgênios. Esses hormônios masculinos fazem parte do desenvolvimento natural de homens e mulheres, porem o sexo masculino tende a produzir mais androgênios, e portanto casos mais severos de acne. Isso ocorre porque nossa face e corpo possuem milhares de pequenos poros com folículos pilosos e glândulas sebáceas que estão constantemente produzindo sebo. Essa substancia oleosa produzida tem a função de formar uma camada protetora entre a pele e o meio externo. O problema ocorre quando há uma superprodução de sebum nessas glândulas, devido a ação hormonal dos androgênios, resultando no “ entupimento “ dos poros da pele. Essa mistura oleosa formada por sebo e células mortas da pele atua como a tampa de uma garrafa, prendendo a oleosidade e bactérias dentro do poro. Infelizmente, nossas glandulas sebaceas não sabem quando parar; e continuam produzindo sebo, fazendo com que o foliculo pilo sebaceo fique “ inchado “. Nesse momento, as células de defesa do seu corpo ( leucócitos ) entram em ação para limpar o estrago, resultando em espinhas avermelhadas e dolorosas na pele.

Tratamento da Acne

Um dos passos mais importantes para o tratamento da acne, além da utilização de medicamentos é a prevenção do aparecimento de espinhas. Para saber mais sobre prevenção da acne e tratamento acne com medicamentos clique nos respectivos topicos em nosso site.

A Acne é uma doença perfeitamente curavel se o tratamento for corretamente supervisionado por um dermatologista. Agende uma consulta com nossa dermatologista atraves do tel 021-2284-1721 e veja como se livrar definitivamente desse incomodo problema.

Leave a Reply

 
 
  1. angela sonia

    June 2, 2011 at 10:14 am

    eu sofro com acne,tenho 27 anos,tenho receio de sair de casa e estar onde esta muita gente,nao me sinto confortavel com as manchas que tenho na cara,ajude me por favor.
    mozambique